Sunday 15 November 2009

Transtornos invasivos do desenvolvimento.









Essa semana tive a oportunidade de participar de um curso que fala do Tid _ transtornos invasivos do desenvolvimento, vou explicar melhor um pouquinho o que significa isto:
Ele e multicasual a crianca ja nasce com esse transtorno, nunca sabemos de onde vem e geralmente sao assossiados a outros quadros e e caracterizados por 3 areas do desenvolvimento
  1. Dificuldade na capacidade de comunicacao.

  2. Interesses restritos e perspectivos.
  3. Relacao interpessoal.

E todos tem o defice social o que e a chave para o Autismo e nao tem cura dura a vida toda, mas as criancas que sao tratadas o mais rapido possivel ao ser descoberto quanto antes melhor, tem grandes probabilidades de terem uma vida quase normal, com terapias e demais atividades...



E esse curso foi muito bom para mim, por que nao sei se todos sabem mas sou acompanhante terapeutica de uma crianca de 4 anos com essas caracteristicas, o que antes deste curso eu so sabia na pratica, tive uma otima teoria onde vim aprimorar meus conhecimentos e adqueri algumas habilidades a mais, para trabalhar com essa crianca...tivemos tambem a parte pratica onde presenciamos o comportamento de criancas com outras sindromes como Rett, Autismo em nivel muito auto, Asperger que e um tipo de Autismo mas a crianca e muito inteligente e outros ... confesso que essa experiencia mecheu muito comigo por que pude entender muitas atitudes do meu pitokinho lindo ( a crianca que acompanho)... e ao mesmo tempo me questionando e perguntando pra Deus por que ele? ele e uma crianca tao linda, tao alegre, tao fofinho... mas ao mesmo tempo Deus me lembra aquela passagem que ele foi criado para proclamacao de sua gloria e tambem o salmo 139 apartir do verso 13-14 onde ele fala que

"ele criou o intimo do meu ser,e me teceste no ventre de minha mae. Eu te louvo por que me fizeste de modo especial e admiravel. Tuas obras sao maravilhosas digo isto com conviccao!

Muitas vezes somos assim sempre queremos ter controle das circunstancias, mas Deus sempre nos lembra que o controle sempre esta em suas maos, confesso que sempre que vou para o meu trabalho sempre imagino e oro para encontrar meu lindinho perfeito em todos os aspectos ,nao que ele nao seja perfeito mas encontra-lo e ve-lo curado e ao mesmo tempo muitas vezes confesso que me esqueco que ele tem algum tipo de problema ou algo assim por que tambem nao considero isso um problema mas sim uma diferenca... e e incrivel que cada evolucao que ele tem e uma felicidade enorme para todos nos que o circunda, cada frase completa sem erros gramaticais, cada vez que ele pede algo que satisfaca suas necessidades, cada vez que brinca convidando seus irmaos para estarem juntos e algo progressivo que me faz sentir super feliz... outro dia estava pensando: meu Deus como essa crianca esta evoluindo eu ja estou sem controle sobre ela e por dentro me sentindo tao feliz que nao cabia dentro de mim mesma ... tenho um amor muito grande por esta crianca as vezes presciso ser um pouquinho dura e apelar pra cadeirinha de castigo e as vezes tenho que apelar para os milhoes de beijos que dou nele por que ele faz os meus dias serem melhores aqui e ele me faz ver um Deus tao amoroso que jamais teria visto antes... so sei que ele e um presente enorme de Deus para minha vida, eu o amo muito e torco muito por vitorias na vida dele, creio que Deus vai usa-lo muito de uma forma extraordinaria, pois ele e muito especial , muito inteligente e muito lindo....Tuas obras sao maravilhosas digo isto com conviccao!!!




No comments: