Sunday 16 May 2010

transtorno global do desenvolvimento!

Entrar num novo país muitas vezes pode nos trazer medo, inseguranca e ate mesmo desconforto.
mas entrar num novo mundo de patologias psicologicas nos traz dores, duvidas e crises e poucas esperencas ...


Doencas neurologicas como estas que estou querendo abordar geralmente poucas tem cura por serem doencas geneticas e que afetam o cerebro .porem com tratamentos os problemas podem ser diminuidos e ate mesmo terem qualidade melhor de vida, quase normal.
estou tendo a oportunidade de fazer um curso na area terapeutica onde posso explorar um pouquinho dessas patologias mas confesso que muitas vezes nao é facil ver que meu próximo necessita tanto de auxilio e muitas vezes nao consigo ve-los em nossa sociedade por onde andam essas pessoas ? estao elas excluidas de nossa sociedade? qual o papel de nos cristaos com essas pessoas? o que nossa igreja tem feito para ajudar a dar um ambiente melhor para eles? e o evangelismo como aplica-lo ? por acaso elas sao diferentes de nos? sao seres humanos e que prescisam ser respeitados e conquistar seu espaco nosso preconceito deve ser quebrado e nossa sociedade tem que estar aberta para poder recebe-los que humanidade estamos levando a essas pessoas e a nossas criancas ? dentro da propria escola onde trabalho com criancas de idade entre 4 e 5 anos ja apresentam esse preconceito em ter um amiguinho diferente, ate conhece-lo e descobrir o tesouro que iriam perder se nao tivesse investido tempo com esse amiguinho e nos
quantos tesouros ja perdemos?...

Semana passada tive que elaborar um projeto de missao e minhas maiores dores foi saber que nossa sociedade brasileira tem um espaco muito pequeno para o portador de necessidades especiais entao obvio que meu projeto foi voltado para essas pessoas mas mesmo assim foram planos que o Senhor esta comecando a confirmar .
Entao vou explicar um pouquinho do que estou estudando...
Entre essas patologias as mais conhecidas sao: o autismo, Tda , rett e toc.

Toc : transtorno obssessivos compulsivos : é a pessoa que sempre tem o mesmo pensamento intrusivos sem ela querer , sao rituais que a pessoa tem que fazer se nao ela nao consegue fazer outras, manias como lavar as maos varias vezes, contar muito...tambem tem tratamento ...
Autismo : é mais tipíco e grave na area de comunicacao e comportamento , tendem a ser agressivos quando suas vontades sao contrariadas, porem com tratamentos e muito estimulo podem ter uma boa qualidade de vida :)





Tda: transtorno de ansiedade : pessoas com panico, fobias, roer as unhas, lavar muito as maos sao caracteristicas dessas pessoas ha tratamento :)








No comments: